Introdução
Curso desenvolvido no âmbito do projeto europeu
SENnet (2012-2014), coordenado pela European Schoolnet, com parceiros da
Dinamarca, Bélgica, Áustria, Itália, Estónia, Portugal e Turquia.
Este curso resulta da validação dum primeiro curso «Inclusão e Acesso às Tecnologias» realizado em 2012 e dum módulo adicional sobre «Recursos Educativos Abertos Acessíveis» realizado em 2013.
A equipa organizadora deste curso é constituída por elementos da Direção Geral Educação/Educação Especial, Centro de Competência TIC da ESE de Santarém e Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Santarém.
Este curso resulta da validação dum primeiro curso «Inclusão e Acesso às Tecnologias» realizado em 2012 e dum módulo adicional sobre «Recursos Educativos Abertos Acessíveis» realizado em 2013.
A equipa organizadora deste curso é constituída por elementos da Direção Geral Educação/Educação Especial, Centro de Competência TIC da ESE de Santarém e Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Santarém.
Este curso está aberto a qualquer interessado embora tenha sido concebido para uma comunidade educativa que lida com alunos com necessidades educativas especiais. A finalidade deste curso visa a abordagem de questões relacionadas com a inclusão e as tecnologias que ajudam a ultrapassar certas barreiras na aprendizagem.
Terá a seguinte sequência:
Semana 1 - ambientação,
apresentação e criação de e-portefólio
Semanas 2 e 3 - políticas de
inclusão e medidas educativas para alunos com necessidades educativas especiais
Semanas 4 e 5 - acessibilidades
Web e tecnologias de apoio
Semanas 6 e 7 - desenho universal
da aprendizagem
Semanas 8 e 9 - recursos
educativos abertos acessíveis
Semana 10 - avaliação do curso,
certificação ( a requerer)
Pré requisitos
Pré requisitos para frequentar um curso online e recomendações para este
curso:
Os participantes deverão ser utilizadores de tecnologias de informação e
comunicação, dispor de um computador com acesso à Internet (banda larga),
utilizar ferramentas comuns de tratamento de texto e imagem, bem como
ferramentas livres Web 2.0. Deverão possuir conta de email e estarem
familiarizados com ambientes virtuais de aprendizagem.
Os participantes devem ter capacidade para lerem os recursos
disponibilizados e pesquisarem outros, bem como para comentarem e discutirem em
fórum, expressando criticamente as suas opiniões.
Os participantes devem estar motivados para aprenderem de forma
independente e autónoma. Necessitam de ter autodisciplina para se organizarem e
cumprirem os prazos das atividades propostas, apesar da flexibilidade do tempo
e espaço que a aprendizagem a distância permite.
Os participantes devem dedicar um determinado número de horas, diariamente,
para leituras e tarefas (alguns participantes consideram que a aprendizagem
online é mais exigente do que as aulas presenciais) e devem ligar-se
regularmente à plataforma de aprendizagem para acompanharem os trabalhos.
A gestão do tempo é importante, pois os participantes devem ser ativos e
interagirem com os colegas. Não devem deixar para o último dia a submissão dos
trabalhos, pois poderão ocorrer problemas técnicos imprevistos. Esta
participação ativa é particularmente relevante, uma vez que os intervenientes
se encontram a distância e se não existir participação, não se percebe se estão
a acompanhar ou se estão ausentes.
Os participantes não se devem sentir inibidos por manifestarem dúvidas ou
necessitarem de pedir esclarecimentos. Muitas vezes, as dúvidas de um participante
são as mesmas de outros colegas, pelo que terá toda a vantagem em todos serem
esclarecidos.
Destinatários
Duração
10 semanas (70 dias -
2h/dia - 114h)
Competências
No final do curso, os
participantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
·
Ser capaz
de identificar estratégias para ultrapassar obstáculos à inclusão de alunos com
NEE;
·
Ser capaz
de adotar medidas educativas adequadas às necessidades dos alunos com NEE;
·
Ser capaz
de identificar os princípios de desenho universal da aprendizagem;
·
Ser capaz
de aplicar estes princípios ao planeamento de unidades de aprendizagem;
·
Ser capaz
de identificar as diretrizes das acessibilidades Web;
·
Ser capaz
de identificar tecnologias de apoio adequadas às necessidades específicas dos
alunos com NEE;
·
Ser capaz
de planificar unidades de aprendizagem e atividades pedagógicas;
·
Ser capaz
de criar recursos educativos com ferramentas livres da Web 2.0, tendo em conta
as acessibilidades dos conteúdos e o licenciamento para futura reutilização por
outros.
Conteúdos
Os tópicos e conteúdos
do curso são os seguintes:
Políticas de
inclusão e medidas educativas para alunos com NEE
Enquadramento internacional e europeu sobre a inclusão dos alunos com NEE
Legislação nacional sobre a inclusão nas escolas regulares;
Referenciação dos alunos - CIF
Identificação das medidas de adequação
O Plano Educativo Individual (PEI)
O Plano Individual de Transição (PIT)
Acessibilidades Web
e tecnologias de apoio
Regras de acessibilidade na Internet WCAG 2.0
Validação de acessibilidades de páginas Web
Identificar tecnologias de apoio para diferentes dificuldades e limitações
(visão, audição, comunicação, mobilidade, dificuldades de aprendizagem...)
Desenho Universal
da Aprendizagem
Quadros de referência para o planeamento e design da aprendizagem
Princípios do Desenho Universal da Aprendizagem
Teoria das Inteligências Múltiplas
Instrumentos para planificação de unidades de aprendizagem
Recursos Educativos
Abertos Acessíveis
Conceitos de «abertura» (educação aberta; recursos educativos abertos;
acesso aberto a publicações; cursos online abertos; licenças abertas; software
de código aberto)
Recursos educativos abertos
produção de recursos educativos abertos com ferramentas livres
aplicação das normas para tornar os recursos acessíveis
Licenças (Creative Commons, GNU...)
Metodologia
Na primeira semana decorrerá a ambientação e enquadramento
do curso, a apresentação dos participantes e constituição de grupos, bem como a
construção do e-portefólio individual.
Durante as oito semanas seguintes decorrerão os quatro
módulos, cada um com duas semanas.
A semana final será dedicada à avaliação do curso, que
passará pelo preenchimento de um questionário, por uma reflexão final de auto avaliação
e, caso os participantes tenham cumprido os requisitos, poderão requerer um
certificado de participação.
Neste curso é seguida uma abordagem construtivista.
A metodologia recorrerá a:
- leitura e análise de informação institucional e outros documentos de referência,
- disponibilizados como recursos nos respetivos tópicos,
- pesquisa, na Internet, de informação da especialidade, ~
- discussão e reflexão sobre práticas de ensino e aprendizagem com alunos com NEE,
- trabalhos individuais e trabalhos em grupo.
Avaliação
A avaliação é formativa, com base
nas discussões em fórum e na apresentação de trabalhos, estimulando-se a
avaliação entre pares.
Os participantes terão
de criar um e-portefólio como reflexão crítica do processo de
aprendizagem ao longo do curso e compilação dos trabalhos. Deverão fazer uma
reflexão final como balanço da aprendizagem. Cada participante poderá escolher
a ferramenta da sua preferência para a construção do e-portefólio (website,
blog, wiki, etc)
Com base no e-portefólio
e no cumprimento de todas as tarefas indicadas em cada tópico será emitido um
certificado de participação assinado por responsável da DGE.
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